Na cidade existem pelo menos 14 pontos de recarga cadastrados, porém, o número total é maior, já que houve aumento na procura dos eletropostos para uso exclusivo
Sorocaba, 10/11/2023 – O mercado brasileiro de veículos elétricos está crescendo e, nos últimos anos, tem adicionado um grande número de novos modelos. Esse aumento nas vendas está atraindo empresas de outras áreas para esse mercado. Carregadores, por exemplo, que só eram vendidos pelas próprias montadoras de veículos, começam a ganhar opções de outras marcas. Via de regra, todos são compatíveis com aplicativos de monitoramento de custos e níveis de carga.
A estação de carregamento veicular, também chamada de estação de carregamento elétrico, estação receptora, ponto receptor, posto de abastecimento, estação receptora e eletroposto, segue a mesma lógica de outros aparelhos elétricos ou eletrônicos, como celulares, que possuem bateria e são carregados por meio de um carregador. Essas estações são completamente adaptadas para oferecer carga de alta velocidade para os carros.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) dão conta que as montadoras oferecem atualmente 128 modelos de veículos leves eletrificados no Brasil. E, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a frota nacional de eletrificados (híbridos ou totalmente elétricos) hoje é de 157,88 mil. Além disso, existem cerca de 3 mil eletropostos espalhados pelo país, e a tendência é que este número chegue a 10 mil até 2025. Em Sorocaba (SP), existem 1.057 veículos elétricos ou híbridos. Em 2015, primeiro ano de registro desses veículos na cidade, eram apenas 17.
De olho neste segmento do mercado, uma empresa que desenvolve projetos e instala sistemas fotovoltaicos, com unidades em Sorocaba, São José do Rio Preto, Barueri (Alphaville) e Araçatuba (SP), Curitiba e Umuarama (PR), registra aumento na procura por estação de carregamento veicular, principalmente por empresas e residências para uso exclusivo.
Atualmente, há pelo menos 14 pontos de recarga veicular cadastrados no aplicativo PlugShare, que mapeia os pontos de carregadores em todo país. “Só que esse número é maior, pois estamos instalando muitas estações de recargas para empresas e até residências que não registram os pontos por oferecerem recarga apenas para clientes ou para uso particular”, comenta o gestor da Polo Energia, Raphael Ferraz.
Os carregadores da empresa estão presentes no mercado de eletromobilidade juntamente com um aplicativo que localiza em um mapa os pontos de carregamento da empresa mais próximos e checa a disponibilidade de uso deles.
A Estação
O produto pode ser fixado de várias formas, como na parede ou em um totem colocado no chão, e, a partir de uma tomada de 220 volts, proporciona carga de alta performance e qualidade. A tecnologia inovadora proposta pode ser alimentada tanto por meio da rede elétrica quanto de estações de energia limpa, produzidas pelas usinas de energia solar. A empresa vende e também aluga o equipamento (modalidade comodato), assim como instala e faz a manutenção da estação.
Segundo Ferraz, carros elétricos podem ser recarregados em casa, no trabalho, em carregadores privados de acesso público ou em estações de recarga públicas. “Você pode instalar o equipamento na sua empresa, na sua casa ou mesmo no seu condomínio. Pode oferecer o carregamento gratuitamente ou cobrar por isso. E se tiver um sistema fotovoltaico, aí a vantagem é ainda maior, pois o custo da energia elétrica gerada é muito baixo, sendo que é possível lucrar com a disponibilidade da estação”, explica.
O executivo destaca que não há necessidade de descarregar completamente a bateria do veículo para depois carregá-la. “As baterias de lítio utilizadas nos veículos são modernas e se beneficiam sobretudo de pequenas sessões de carregamento parciais.” Ele ressalta ainda que os carros elétricos possuem diversos benefícios, não só por serem uma alternativa menos nociva para o meio ambiente, mas por também serem mais eficientes, silenciosos, apresentarem menor custo de abastecimento, tributário e de manutenção.
De acordo com a ABVE, foram emplacados mais de 49 mil veículos eletrificados no Brasil durante o ano passado, o que representa crescimento de 41% nas vendas, em comparação com 2021. E a frota circulante de veículos eletrificados no país é de 130 mil unidades, entre automóveis híbridos, híbridos plug-in e totalmente elétricos.
A autonomia dos veículos totalmente elétricos ofertados no Brasil varia de até 337 quilômetros, como o Renault Megane E-Tech 100% elétrico.