Energia solar

A geração de energia solar começa a partir da coleta e da transformação dos raios de sol. É por meio do efeito fotovoltaico que a luz passa a ser energia, afinal, ao ser conduzida para os inversores, essa corrente contínua se torna alternada, formato utilizado pelos equipamentos de uso doméstico. Dessa forma, a energia solar pode ser distribuída às casas, indústrias e propriedades rurais que dependem de seus benefícios.

Veja como ocorre
cada etapa do processo

1

Os raios solares atingem as células fotovoltaicas,
que captam a luz e a transformam em energia. Quanto mais
luz é captada, mais energia é gerada. A partir disso,
uma corrente elétrica contínua é liberada.

2

Por meio do inversor interativo, a corrente contínua
é transformada em corrente alternada, se
adequando à energia utilizada em empresas e residências.
E com o inversor solar, ela é adaptada à rede elétrica local.

3

A partir disso, a energia pode ser usada em qualquer
aparelho elétrico. Essa utilização gera economia no consumo
da eletricidade tradicional de uma residência,
empresa ou propriedade rural.

4

Por fim, a energia gerada e acumulada durante
o dia é encaminhada para o relógio bidirecional da
distribuidora, gerando créditos para que o usuário utilize
a energia durante a noite ou em até 60 dias.

Foto creditos

Créditos para
o que você
precisar

Cada sistema fotovoltaico é planejado para suprir os gastos previstos para o consumo mensal de uma residência, indústria ou propriedade rural específica.

A energia gerada durante o dia é muito superior ao consumo diário, o que permite que o excesso dessa energia seja encaminhado para a distribuidora. A partir disso, o cliente passa a ter créditos de energia que pode utilizar durante a noite ou em outros momentos em que tenha a necessidade.

Dessa forma, ele produz a sua própria eletricidade, reduzindo o valor de sua conta de energia.

Faça chuva ou
faça sol

Funcionamento do sistema
em dias nublados ou chuvosos

A incidência dos raios solares permite que mais
energia seja gerada. No entanto, o sistema
fotovoltaico não precisa de um céu
completamente limpo para captar a luz solar.
Mesmo em dias nublados e chuvosos essa
captação é feita, gerando níveis mais baixos de
energia.

Funcionamento do sistema
durante a noite

O sistema fotovoltaico não realiza geração de
energia à noite. Porém, por produzir mais energia
do que é consumida ao longo do dia, o usuário
pode usar parte da energia gerada durante a
noite. Caso não tenha essa reserva, também é
possível usar a energia elétrica tradicional.

A autonomia
nas suas mãos

Sistema on-grid

A incidência dos raios solares permite que mais energia seja gerada. No entanto, o sistema fotovoltaico não precisa de um céu completamente limpo para captar a luz solar. Mesmo em dias nublados e chuvosos essa captação é feita, gerando níveis mais baixos de energia.

Sistema off-grid

O sistema fotovoltaico não realiza geração de energia à noite. Porém, por produzir mais energia do que é consumida ao longo do dia, o usuário pode usar parte da energia gerada durante a noite. Caso não tenha essa reserva, também é possível usar a energia elétrica tradicional.

Mais vantagens para todos

Meio ambiente

A utilização da energia solar é muito benéfica para o meio ambiente, afinal, diferente dos combustíveis fósseis, esse tipo de energia não produz gases do efeito estufa ou resíduos poluentes para o meio ambiente. Por ser gerada a partir da luz solar, ela pode ser considerada uma energia sustentável.

Praticidade

O uso das placas solares foi pensado de forma a oferecer praticidade no dia a dia dos usuários, o que faz com que a sua manutenção seja realizada com baixa frequência, que pode ser de três em três anos. Considerando que a chuva é capaz de remover a maior parte das impurezas das placas, a manutenção tem como objetivo apenas retirar a sujeira pesada.

Economia

O sistema de energia fotovoltaico dura cerca de 25 anos e, ao longo desse tempo, o equipamento oferece grande economia de gastos com energia elétrica. É possível reduzir de 50% a 95% do valor gasto com as contas de eletricidade mensalmente. Essa possibilidade faz com que o valor pago na instalação do sistema seja rapidamente recuperado.

Valorização

Com a instalação de um sistema de energia fotovoltaico, você torna a sua residência ou empresa mais eficiente energeticamente, o que faz com que ela também tenha maior valor de mercado. Além disso, casas e prédios com instalações fotovoltaicas têm sido cada vez mais procurados por toda a economia que garantem aos proprietários.

Compartilhamento

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a energia fotovoltaica se enquadra entre os sistemas de energia que têm autorização para uso compartilhado. Na prática, isso significa que você pode dividir a energia com vizinhos a partir de um sistema adequado ou até mesmo ter uma usina exclusiva para a sua empresa.

Qualidade e
durabilidade

Painéis Solares

Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede têm vida útil de 30 a 40 anos, sendo que os painéis têm garantia de 25 anos oferecendo uma capacidade produtiva mínima de 80%.

Inversor solar

Os inversores solares garantem que a energia não perca a potência durante a distribuição. Apesar da garantia oferecida contra defeitos de fabricação ser de 6 anos para o produto, o item pode durar até 15 anos.

Microinversor

Os microinversores têm o papel de transformar a corrente contínua gerada a partir do sol em corrente alternada. A garantia contra defeito de fabricação para esses itens é de 15 anos.