Senai Araçatuba recebe doação de sistema fotovoltaico para cursos de energias renováveis

Equipamentos foram repassados pela Polo Energia para a qualificação da primeira turma de instalação de sistemas para microgeração fotovoltaica conectados à rede, e serão utilizados também em outros cursos

O Senai Araçatuba (SP) recebeu da empresa Polo Energia a doação de um sistema fotovoltaico completo composto por módulos e inversor para a primeira turma do curso livre “Instalação de sistemas para microgeração fotovoltaica conectados à rede”. O repasse foi formalizado pelo CEO do Polo Group, Francis Polo.

Ele fez uma apresentação do grupo e das suas empresas à turma de 16 integrantes e respondeu aos questionamentos dos alunos. Francis destacou o propósito educador da organização, lembrando que sempre fez questão de retribuir às escolas e universidades os conhecimentos que adquiriu ao longo do tempo para estruturar o Polo Group. “Entendo que temos que servir, e sempre digo à minha equipe que, quanto mais crescemos, mais temos que retribuir. Além do mais, daqui um tempo, vamos ter esses profissionais dos Senai nas nossas empresas, portanto, nada mais natural para a Polo, do que colaborar com a formação deles, com o mercado e com a sociedade”, comentou.

O diretor da unidade, Tarso Tristão, agradeceu a doação e afirmou que há carência no mercado de profissionais capacitados em instalações fotovoltaicas. “O Senai conta com o apoio de empresas como a Polo para entregar mão de obra para a área residencial, comercial e industrial. É preciso lembrar que a área fotovoltaica está crescendo demais e envolve muito conhecimento. Portanto, há oportunidade no mercado de trabalho principalmente para profissionais preparados, com a devida capacitação e certificações”, afirmou Tristão.

Os cursos

Turmas de três cursos do Senai Araçatuba vão utilizar o sistema fotovoltaico doado pela Polo. O curso de aperfeiçoamento profissional “Instalação de Sistemas para Microgeração Fotovoltaica Conectados à Rede” tem duração de 48 horas, distribuídas ao longo de 3 a 6 semanas. O objetivo é promover o desenvolvimento de competências relativas à instalação e manutenção de sistemas de energia solar fotovoltaica conectados à rede, por meio de instrumentos, ferramentas, procedimentos e métodos que permitam o planejamento, execução e avaliação das instalações e suas proteções de acordo com normas técnicas, de segurança, qualidade e ambientais. A intenção da unidade é formar anualmente até 96 alunos.

O curso de aprendizagem industrial “Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica” tem duração de 1600 horas, distribuídas ao longo de 2 anos. Tem por objetivo a qualificação profissional na instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos em baixa tensão, de acordo com normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de meio ambiente. A expectativa é formar ao longo de 12 meses, 128 alunos.

E o curso “Técnico em Eletroeletrônica”, com duração de 1200 horas, distribuídas ao longo de 2 anos, tem por objetivo habilitar profissionais para desenvolver projetos de sistemas eletroeletrônicos de baixa tensão e atuar nos processos de instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos, considerando a legislação, normas, padrões e requisitos técnicos de qualidade, saúde, segurança e de meio ambiente. Serão formados até 96 alunos ao longo do ano.

Polo Group

Em 2015, o Polo Group iniciou uma missão como holding especializada em soluções de engenharia elétrica e energias renováveis. Atuando em todo o território nacional, as empresas Polo Energia, AgroPolo, Loop Services, Hilma Building, MUV Automação e Cimus Mercado Livre de Energia levam serviços e produtos de excelência aos seus clientes.

Com escritórios estrategicamente localizados em Sorocaba, São José do Rio Preto, Alphaville Barueri e Araçatuba (SP), Umuarama e Curitiba (PR), as empresas do Polo Group estão próximas às necessidades dos seus clientes, proporcionando as soluções e atendimentos ágil e eficazes. Juntamente com a Weg e a Renault, o Polo Group inovou e destacou-se nacionalmente ao construir em Fernando de Noronha (PE) um ecoposto solar público para o carregamento de veículos elétricos por meio da tecnologia fotovoltaica, sustentabilidade e mobilidade elétrica.

Compartilhe esta notícia

Gostou? Receba nossas notícias por e-mail

    Ver mais artigos